A sustentabilidade na construção civil é a otimização das atividades de construção de forma a não ter efeitos nocivos sobre recursos, ambientes e ecossistemas vivos. É uma maneira de minimizar os impactos ambientais prejudiciais dos projetos de construção.
A construção envolve atividades como uso de materiais de construção de várias fontes, uso de máquinas, demolição de estruturas existentes, uso de campos verdes, que podem impactar o ambiente de uma ou mais maneiras.
Mais de bilhões de toneladas de resíduos de construção e demolição são gerados em todo o mundo anualmente. Esses resíduos podem ser perigosos para o meio ambiente não ser descartado em local adequado sem avaliação de impacto ambiental de tais resíduos. O outro alternativo é reciclar e reutilizar os materiais de construção demolidos para minimizar o risco de impactos nocivos.
Materiais de construção, como areia, argila e cascalho, foram utilizados há milhares de anos em construção. A demanda por estes está aumentando dia a dia como a demanda por desenvolvimento de infraestrutura está aumentando.
Os usos de materiais de construção para estes sistemas construtivos convencionais, como o uso de tijlos também têm impacto negativo no meio ambiente. Excessiva mineração causa a degradação dos ambientes de onde são retirados os materiais.